no início ::

“No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” Gênesis 1:1-2.

Você já viu uma maratona? Talvez tenha visto uma corrida… Quantas vezes você viu uma corrida? Ah! Você já participou de uma corrida? Daquelas pequenas corridas ou daquelas bem longas?

Quando é dada a largada, os corredores tem um ponto de partida, um início… A corrida não começa a qualquer momento em qualquer lugar, se os corredores não largarem do início, eles não podem correr, não podem entrar na corrida…

Antes de existir tudo o que conhecemos (e o que não conhecemos), Deus criou os céus e a terra.  Na tradução grega, temos a expressão de que a terra era sem forma e vazia, ou que a terra era um caos, de onde vem o caos? Hoje em dia usamos a palavra caos pra expressar quando algo está bagunçado. Porque a terra estaria bagunçada? No hebraico (a versão original), a tradução que conhecemos de que ‘a terra era sem forma e vazia’ nos diz que a terra era assolação e destruição. Algo só pode estar assolado e destruído, se já esteve em ordem  alguma dia.

Alguma vez você já analisou o primeiro verso e o segundo verso? Porque logo após o Senhor ter criado os céus e a terra ela continuaria sem forma e vazia? No início do livro do começo (e Gênesis significa O início), temos longos períodos de tempo e poucas palavras. Isso significa que de um capítulo para outro, pode haver uma grande espaço de tempo, isso serve também para os versículos. Alguns acreditam que este ponto final do verso primeiro até o início do segundo verso tem muito a dizer, incluindo a rebelião de Lucifer. Se a terra estava sem forma e vazia, se a terra se tornou um caos, se a terra se tornou assolação e destruição, isso não deve ter acontecido por acaso, Deus não faria a terra assolada e destruida, uma vez que a Palavra diz que ‘todo dom perfeito, toda boa dádiva vem do alto, do Pai das luzes’ e que “a sua vontade é boa, perfeita e agradável”, são características do Criador, porém a natureza de Lucifer é ‘matar, roubar e destruir’. Alguns incluem que durante este momento da história ocorreu a extinsão dos dinossauros (lembre-se, muito espaço de tempo, poucos escritos). Mas não queremos conspirar nada aqui, quero deixar esse espaço só para você pensar (não apenas nos dinossauros), neste caso específico são possibilidades e posso dizer que se não está escrito, é porque não faria tanta diferença, um dia teremos respostas para algumas das perguntas mais mirabolantes em nossas mentes.

“Havia trevas sobre a face do abismo”, estaria esta frase apontando para Lucifer e os anjos caídos?

“E o Espírito de Deus pairava sobre as águas”, no hebraico, esta palavra ‘pairava’ não está no passado, mas está no gerúndio…  ‘pairando’. Quero fazer uma pausa aqui. Você poderia por pelo menos um minuto parar e ouvir as batidas do seu coração? E se neste momento em que o Espírito de Deus estava pairando sobre a face da terra, Deus estivesse planejando você e preparando tudo, inclusive para criar você, e não apenas criar você, mas se manifestar na sua história de forma única, acreditando em você, te criando para viver em comunhão e harmonia com ele, pra viver para algo maior do que você mesmo, pra viver uma vida abundante, ouvindo a voz do seu Criador, uma voz maior do que as vozes deste mundo.

O Espírito de Deus estava pairando sobre a face das águas, ativo, constante… vivo.

Ativo, vivo e constante é um corredor no início da corrida… Nestes dois versos descobrimos um pouco mais sobre o início de tudo, mas ainda não é tudo, é o começo do início. Me admiro ao perceber que mesmo não sabendo todos os detalhes, temos um livro sobre o início de tudo, se este início é a linha de partida, desafio você a ouvir a o sinal da largada e começar a corrida. Não importa de onde você veio, não importa muito quem você é e nem o que você tem, desafio você a participar dessa corrida, dessa jornada de fé.

Senhor, que cada um ouça o sinal de largada e possa começar a corrida, sabemos que é só o início, mas guia-nos, orienta-nos na tua Verdade, mostra-nos o verdadeiro Caminho nesta corrida. Deus Criador dos céus e da terra, cremos em ti e pedimos para que venha a fazer parte de nossas vidas, mesmo onde existe o caos, mesmo onde há assolação e destruição… Senhor, venha habitar em nossos corações e tenha liberdade para mudar o que for necessário, separa a luz das trevas, faz a Sua obra. Que o Seu nome seja glorificado eternamente. Amém.

“E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa, e fez separação entre a  luz e as trevas. E chamou Deus `luz dia, e às trevas, noite. E houve tarde e manhã – o primeiro dia.”

Amém.

-Junior Monteiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s